reclamacao_oi_simples_assim

O Ministério da Justiça resolveu descruzar os braços e tomar uma atitude contra o desrespeito aos consumidores: cobrar multas milionárias das operadoras de telefonia que não cumprem as regras estabelecidas pela ANATEL. O valor se aproxima a R$ 300 milhões.

Particularmente, recebi essa noticia com um tom de vingança, sorri de orelha a orelha. Há 12 dias estou sem celular. Culpa da Oi. A operadora que tem slogans que enaltecem seus clientes, dizendo que lá você só fica por que gosta, pisou na bola bonito e tem me rendido muita dor de cabeça.

No dia de 10 julho, estava decidido a aproveitar uma promoção da TIM, em que eu pagaria uma conta de 130 reais por mês, e teria um plano de voz excelente, conexão 3G ilimitada e ainda ganharia, sem desembolsar nenhum trocado, um Nokia 5800, simples assim. Porém, estava amarrado a Brasil Telecom, com um plano de fidelidade que suga a sua alma.

Liguei para o Call Center da operadora, disposto a ter muita paciência. Então, perguntei quanto era a minha carta de alforria. 178 reais, disse o operador. Não era muito. Mas antes de concluir e eu dizer obrigado e passe bem, o operador me fez uma oferta interessante: mudar para a Oi, sem pagar a multa. Ganhar uma algumas vantagens interessantes e poder sair quando quiser.

Perfeito, pensei. Doce engano. Desde então uma sucessão de erros e aborrecimentos fizeram-me incomunicável. No dia 15 chegou em meu endereço meu contrato e chip Oi, processo comum da migração. Meu papel era por o novo chip no aparelho, ligar para um asterisco qualquer coisa e ativar o aparelho. Não deu certo.

Fui a uma loja, onde os incompetentes vendedores se quer tem um sistema para trabalhar. Ou seja, nas lojas Oi em Curitiba você assiste os funcionários da operadora a ligarem para o Call Center, o mesmo número que você discaria de casa. O que na prática, não ajuda em nada.

Deram-me um 0800 para que eu ligasse, informasse o número do chip e aguardasse 72 horas para que o processo de migração fosse concluído. Meu chip Brasil Telecom parou de funcionar no mesmo dia (16) mas Oi, até o momento (noite do dia 28)  não começou a funcionar.

Se ligo para a 105 3, atendimento da BrTelecom, afirmam que minha migração foi concluída com êxito e, desde então, sou um cliente Oi. Se ligo para o 105 7 da Oi, alegam que eu não sou um cliente da operadora. Ou seja, entrei no limbo, em uma falha da Matrix e maldito nenhum de uniforme laranja sabe me diz porque e quando terei meu telefone de volta.

Minha reclamação na ANATEL não tinha sido respondida até esta tarde, hoje era prazo final para a Oi entrar em contato com eles e dar uma posição sobre a falha. Porém, pelo jeito, nada foi feito. Em uma loja, chegaram a me constranger, pois no auge da irritação aumentei o tom de voz, o que fez com que 4 armários seguranças viessem me rodear.

O que me resta é tomar todas as medidas legais que eu puder (PROCON, Juizado de Pequenas Causas) e espalhar para o maior número de pessoas o quão incompetente essa operadora é. Então, antes de querer ser um ligador, antes de achar que na Oi você pode alguma coisa. Desista. Eles se quer funcionam, simples assim.

Em breve, mostrarei ao mundo a ira de um consumidor aborrecido. Sem medo de processos ou retalhações, vou tentar viralizar a mensagem de que na Oi, não dá para ficar. Digam tchau enquanto há tempo.

UPDATE (05/08/2009): Hoje, depois de 20 dias de espara e muita dor de cabeça, religaram meu chip Brasil Telecom. Ou seja, a migração para a Oi não foi concluída. Para conseguir uma resposta, tive que falar melhor e mais alto que vários vendedores, ameaçar me amarrar a loja e só sair quando resolvessem. Dei uma de louco, atrapalhei vendas, sai xingando, gritando e afirmando que a Oi não presta. Por isso, se for comprar uma linha fixa ou móvel. Não esqueça! Oi, não. Aproveite e entre nesse blog o diga tchau pra oi, site alimentado de notícias sobre banda larga e telefonia. Diga tchau pra oi.  O BLOG NÃO É MEU!

UPDATE (10/08/2009): No dia 7 de agosto o meu número novamente parou de funcionar. Segundo a Oi, um erro de titularidade aconteceu. ELES VENDERAM MEU NÚMERO PARA OUTRA PESSOA. Isso mesmo. A operadora, em vez de portar no número da Brasil Telecom para a Oi vendeu meu número para outro cliente. Como é que eles podem ser tão incompetentes assim? Como? Não dá para entender uma coisa dessas.